top of page

Algumas das Igrejas de São João del-Rei

01

São Francisco de Assis

Sua localização, em ampla praça ajardinada e terreno elevado, contribui para realçar seu conjunto majestoso e artístico, um dos mais belos de Minas Gerais e do Brasil. Nas torres ficam os sinos. É uma construção arrojada, principalmente tomando-se em conta a época em que foi feita (princípios do século XIX) e pelo fato de ser de pedra lavrada. O templo, todo construído de alvenaria, foi iniciado em 1774. Tem mais de 55 metros de comprimento e 15 de largura, por uma altura de 30 metros nas duas torres.O interior da igreja está em harmonia com a parte externa. Duas portas dão para as escadas de pedra e em caracol que levam ao coro e às torres. O arco do coro abrange toda a largura da igreja e sustenta a tribuna da música.

Venha conhecê-la!

02

03

Nossa Senhora do Pilar (Matriz)

A devoção à Nossa Senhora do Pilar está presente em São João del-Rei, documentalmente, desde 1704 quando aqui se construiu uma primitiva capela em sua honra. Em 1721, tinha início, em seu lugar, a edificação desta igreja matriz que é hoje a catedral basílica de N. Sra. do Pilar de São João del-Rei. Seu frontispício(face principal de um monumento) neoclássico foi realizado por Cândido José da Silva, sobre desenho de Manoel Vítor de Jesus, a partir da terceira década do século XIX. O interior tem características do barroco mineiro em suas pinturas e talhas abundante e ricamente douradas a ouro. A capela-mor é admirável pela pujança da talha gorda e bem trabalhada, pelas girlandas e pencas de flores de modelado robusto e sensível, enxadrezamento florido e suportes rematados em voluptas e sensualismo das figurações de anjinhos e cariátides.

 

Nossa Senhora do Carmo

Depois de fazer a página da Igreja de São Francisco de Assis, do Rosário e também da Catedral, faltava fazer sobre a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que é uma das três grandes Igrejas de São João del-Rei. Então aí está a página com várias informações sobre o Carmo, que também está dividido em várias páginas, para uma melhor navegação e compreensão, além de uma página com o conteúdo de todas as outras, para uma pesquisa mais rápida.

0 bonito e artístico portão de ferro do Cemitério da Ordem é digno de admiração. Fica ao lado esquerdo da igreja. Foi projetado e feito pelo mestre ferreiro Justino José Ferreira, em 1836.

bottom of page